Santa Teresa DAvila
Encontre alívio e proteção com os ensinamentos de Santa Teresa D'Ávila sobre a água benta. Explore sua vida, obras e a profunda conexão que ela estabeleceu entre a água benta e a proteção contra influências negativas. Descubra como essa santa doutora da Igreja utilizava a água benta como fonte de bênçãos e fortalecimento espiritual.
SANTOS-CATÓLICOS
Mensageiro de Deus
12/17/20242 min read
Santa Teresa nasceu em Ávila, Espanha, em 1515. Seu nome era Teresa de Cepeda Y de Ahumada. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação de São João da Cruz, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino.
Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila.
Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.
Santa Teresa foi também mestra de muitos místicos e manteve correspondência com o rei Felipe II da Espanha e personagens ilustres da sua época. São suas essas palavras :
Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência
Por solicitação do seu confessor escreveu a história da sua vida, um livro de confissões.
Desde a sua infância S. Teresa mostrou um temperamento exuberante. Aos sete anos fugiu de casa para procurar o martírio na África.
S. Teresa deixou-nos várias obras, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo :
O Caminho da Perfeição,
Pensamentos sobre o Amor de Deus,
Castelo Interior,
A Vida
O que não é tão conhecido são as experiências que a levaram a essa conclusão, que a santa descreve em sua autobiografia, o “Livro da vida”.
“Eu estava certa vez num oratório e me apareceu, do lado esquerdo, uma figura abominável; percebi especialmente a boca, porque falava: era horrível. Parecia que lhe saía do corpo uma grande chama, muito clara, sem nenhuma sombra. Disse-me, aterrorizando-me, que eu me livrara de suas garras, mas que voltaria a elas”, revelou Santa Teresa no início do capítulo 31 de sua obra.
Em seguida, assustada, tentar espantá-lo com o sinal da Cruz. O demônio a abandonou, mas logo voltou. Isso aconteceu várias vezes, até que notou que tinha água benta perto: “Isso me aconteceu por duas vezes. Não sabendo o que fazer, peguei da água benta que ali havia e lancei-a para onde essa figura se encontrava. Ela nunca mais voltou”.
Em outro momento, santa Teresa escreveu que o demônio esteve cinco horas a atormentando “com dores e desassossegos interiores e exteriores tão terríveis que pensei não poder suportar. As pessoas que estavam comigo ficaram espantadas e não sabiam o que fazer, nem eu a que recorrer”.
Santa Teresa D'Ávila morreu em Alba de Tormas na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa.
No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro.
Conheça a Oração que Santa Teresa D'Ávila nos deixou
Clique aqui e acesse agora essa poderosa oração.
Compartilhe em suas redes sociais.
Contato
Estudos
© 2024. All rights reserved.
Acesso rápido
Formação
Política de Privacidade